Apesar de ser um processo natural, o envelhecimento capilar também pode ser acelerado e intensificado com a realização de hábitos prejudiciais aos fios
Os cabelos entram no processo de envelhecimento quando os folículos pilosos, onde os fios são produzidos, começam a sofrer oxidação celular, o que afeta o desenvolvimento dos fios e reduz a sua produção. Essa oxidação prejudica diretamente a produção de melanina que dá cor aos fios, resultando no embranquecimento dos mesmos. O processo também afeta o bulbo capilar, fazendo com que ele se atrofie e reduza o processo do metabolismo capilar. Assim, o cabelo tem uma queda de proteínas e ceramidas no seu desenvolvimento e fica mais fino, opaco, áspero e sem elasticidade. Além disso, para as mulheres, o processo de envelhecimento do cabelo pode se intensificar durante a menopausa, graças à mudança hormonal.
Apesar de ser um processo natural, o envelhecimento capilar também pode ser acelerado e intensificado com a realização de hábitos prejudiciais aos fios. “Fatores externos como a radiação solar, uso de chapas e secadores excessivamente sem proteção térmica, a poluição, a falta de cuidados com os fios e a realização de químicas sem tratamentos posteriores, contribuem para esse envelhecimento”, comentou a Consultora Capilar Gaby Toledo.
Opte por finalizadores com Proteção Térmica e Filtro Solar.
As doenças, remédios e estresse excessivo também são fatores que podem acelerar o processo de amadurecimento dos fios e resultar no surgimento precoce dos sintomas de envelhecimento capilar. Além disso, é importante ressaltar que a alimentação inadequada, pobre em proteínas e vitaminas essenciais, também afeta o desenvolvimento dos cabelos e implica na formação de fios mais finos e frágeis. Dessa forma, o controle desses hábitos e a implementação de tratamentos capilares, uma alimentação saudável, proteção contra os fatores externos e a redução de químicas capilares pode retardar o processo de envelhecimento capilar.
“É por isso que a Kione investe para que cada um de seus produtos entregue alta performance nos tratamentos, pois apostamos sempre no potencial de ativos selecionados de forma a suprir as principais necessidades de cada tipo de cabelo e esse é um dos diferenciais da marca” comentou Túlio Alvarenga, diretor executivo. “Neste ano, investimos também no Power Full Hair, nosso primeiro suplemento alimentar 100% natural e rico em Biotina, Vitamina A, B6, C e Ácido Fólico, seu concentrado vitamínico age de dentro para fora nutrindo a fibra capilar, além de fortalecer unhas e contribuir para a hidratação da pele”, completou.
Apesar de não existir ainda um tratamento que impeça o envelhecimento natural dos cabelos, é possível controlar os sintomas do amadurecimento dos fios com a ajuda de tratamentos capilares. “Para controlar a perda de força é importante investir em ativos que estimulem e preencham a fibra capilar desgastada. As máscaras reconstrutoras ajudam a combater a fragilidade e a quebra nos cabelos e dentre as várias linhas que que eu indico da Kione para estes casos, a Linha The Luxe Theatre, é uma ótima opção para restaurar a força e a massa capilar perdida, ela tem o poder de reconstruir a fibra desde a camada mais inferior dos fios para restaurar a saúde e o vigor do seu cabelo”.
Já, para reduzir o aspecto ressecado, abrasivo e opaco, a solução é investir em produtos nutritivos, que reponham os nutrientes perdidos pelos fios e devolvam o aspecto macio e sedoso dos cabelos. “Para esta nutrição temos o Cronograma Capilar Silk Prime, a Linha Supreme Rosê, a Máscara Teia, a Linha Cachos, entre outros”, contou Túlio.
Comentarios