A área da beleza é uma das mais lucrativas e movimenta bilhões de reais todos os anos no país. Ela está em plena expansão e registra um crescimento elevado, principalmente na área de distribuição de cosméticos para salão de beleza. No entanto, antes de se jogar de cabeça no negócio, é necessário tomar algumas precauções.
Afinal, você investiu seu dinheiro para ter retorno, não é? E a missão do distribuidor é justamente fazer o seu negócio ser lucrativo. Se você trabalha com revenda de cosméticos e ainda não fatura o que gostaria, talvez o problema seja a forma como você gere o seu negócio.
Confira 4 passos para estruturar sua distribuidora:
#1:
Implantar um departamento Administrativo/Financeiro eficiente
O setor administrativo/financeiro desempenha um papel fundamental na gestão financeira e administrativa da distribuidora. Ele é responsável por diversas atividades relacionadas à gestão do fluxo de dinheiro.
De acordo com o diretor comercial da Kione Cosmetic, André Alvarenga, é o caixa que indica a saúde financeira da empresa e se é possível fazer retiradas sem prejudicar o funcionamento do negócio. “Os primeiros 60 dias de operação são os mais delicados. Durante o período, é preciso fugir de notinhas e priorizar vendas à vista ou no cartão”, explicou.
O setor cuida ainda das áreas de contabilidade, controle de contas a pagar e a receber, definição de metas de vendas e das despesas, controle do estoque para evitar excessos ou faltas de produtos e seleção de novos colaboradores, assim como questões relacionadas a salários, benefícios e avaliações de desempenho.
#2:
Criar uma Política Comercial adequada
Lembra da última compra que você fez? Antes de levar o produto, provavelmente existiam algumas regras antes de sair com a sacola da loja, não é mesmo? A empresa pode ter oferecido 5% de desconto no pagamento à vista ou venda a prazo em 10 vezes no cartão de crédito.
Você analisou as duas opções e fez a escolha que pareceu mais certa dentro da sua realidade financeira, mas como o valor do desconto ou a forma de pagamento é definida pela empresa? Por que não 10%, 15% ou 30% de desconto? Para definir que 5% era o máximo que a empresa poderia cortar no preço o profissional da área comercial analisou o percentual ideal para obter uma taxa de lucratividade alta sem perder espaço para a concorrência cobrando além do praticado pelo mercado.
Cabe ao comercial adaptar os produtos e as estratégias às preferências dos clientes, selecionar o mix de produtos que a distribuidora oferecerá, definir preços, descontos ou promoções e construir bons relacionamentos com os clientes. O setor comercial ainda oferece aos clientes suporte técnico com treinamento e informações sobre os produtos.
#3:
Construir um setor de Marketing
Você já se perguntou como algumas empresas conseguem atrair tantos clientes, se destacar no mercado e vender muito enquanto os produtos das concorrentes ficam encalhados nas prateleiras? O segredo do sucesso de uma empresa certamente passa pelo marketing.
Cabe ao departamento tornar a sua distribuidora conhecida e relevante para o público-alvo conhecer e adquirir o que você vende. O marketing cria estratégias para divulgação, promoção de eventos, criação de conteúdo para as redes sociais, parcerias com influenciadores ou cabeleireiros e outras ações que geram ganhos para a sua distribuidora.
Ele gera valor sobre o produto ou sobre a própria marca com o objetivo de conquistar e de fidelizar clientes.
#4
A Logística deve ser ágil
Você tem o produto, o preço, a rota de venda e as estratégias de divulgação. O próximo passo é garantir que a entrega seja uma experiência positiva e satisfatória para o cliente. O setor de logística fica com a parte de armazenamento e estoque, processamento e escoamento dos produtos.
A logística deve ainda garantir a qualidade dos produtos e o acondicionamento dos produtos, sempre verificando a qualidade e os prazos de validade. Por isso, é indispensável conferir as embalagens dos produtos e vender os lotes menos recentes, evitando perdas no estoque.
Quando os produtos apresentam problemas, a logística faz a recepção dos produtos devolvidos, a inspeção e o processamento do reembolso ou da substituição. Esse processo é importante para garantir a organização do estoque e evitar transtornos, como venda de produtos vencidos ou muito perto da data de validade e não receber reclamações do cliente.
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