A “bandeira tarifária escassez hídrica” entrou em vigor no dia 1º de setembro e, um dos custos mais pesados para os Salões de Beleza, a Conta de Energia, pode pesar ainda mais no bolso do seu empreendimento, afetando mesmo os negócios mais modestos. Mas, assim como a água, existem alguns meios simples de evitar o desperdício e tentar conter um grande aumento no custo de energia.
Pensando nisso, a Kione Creative Cosmetic, marca voltada para o mercado profissional da beleza, foi atrás das principais dicas para compartilhar aqui no seu blog e colaborar com o meio e ambiente, mas também ajudar você a economizar dinheiro, fazendo o seu salão render mais no final do mês.
1 – Aproveite bem a luz natural do seu salão
Isso te dará mais condições para trabalhar sem precisar utilizar muitas lâmpadas internas. O ideal é que você não precise acender as luzes durante o dia, então, vale usar cortinas translúcidas, por exemplo, que ajudam a manter certa privacidade sem ter que acender as lâmpadas. O uso de vidros e de espelhos para refletir a luminosidade também é uma boa estratégia. Por fim, também dá para reposicionar os seus móveis, de modo a aproveitar ao máximo a luz vinda das janelas. Para os momentos em que realmente não dá pra aproveitar a naturalidade da luz, opte por lâmpadas fluorescentes ou de led que consomem muito menos energia que o comum. Além disso, elas duram 10 vezes mais.
2 – Cuidado do lavatório!
Algumas pequenas atitudes podem significar economia e responsabilidade com o meio ambiente. Use apenas a quantidade necessária de produtos, isso evita o consumo excessivo de água ao enxaguar o cabelo;
Opte pela água fria ao invés de morna na hora de lavar os cabelos, a água fria é muito saudável para os fios e com uma boa conversa seu cliente entenderá;
Quando você não estiver utilizando a água, ou seja, no momento que está aplicando produtos, sempre desligue a torneira.
Após a lavagem, procure secar bem o cabelo dos clientes, retirando o máximo da água que você conseguir. Dessa forma, você economizará energia, pois vai utilizar o secador por menos tempo.
3 – Revisar os equipamentos
Claro que você deve comprar produtos certificados e de qualidade , mas em tempos em que não é possível investir, revisar seus equipamentos pode te trazer bons resultados.
Todos os equipamentos que consomem energia elétrica devem ter manutenção constante, já que um aparelho mal regulado pode consumir mais energia que o necessário. Verifique também o nível de pressão da água de suas torneiras, lavadores, etc. Um “pinga-pinga” desnecessário pode significar um aumento absurdo em sua conta de água.
Evite o “modo espera” dos aparelhos, afinal, não há necessidade de consumir energia se você não está utilizando.
4 – Eduque os profissionais
Um funcionário despreparado pode estar utilizando aparelhos e equipamentos de maneira errada, fazendo crescer o consumo de água e de energia. Conscientize seus colaboradores:
- Desligar os aparelhos da tomada após o uso;
- Manter como luzes apagadas em ambientes onde não estão;
- Não deixar celular carregando além do necessário e o carregador não deve ficar sozinho carregando na tomada, além de evitar acidentes, ele consome energia;
5 – Se usar o Ar-condicionado, mantido o ambiente fechado
Um dos charmes do salão de beleza e barbearias é a abertura arejada para qualquer um entrar. Contudo, não é raro encontrarmos opções mais fechadas, com uma climatização adequada do ar-condicionado. E não por acaso, o consumo pode ir nas alturas. Para evitar os efeitos mais altos da conta de luz no salão de beleza, eduque profissionais e clientes a sempre manterem como portas fechadas. Quando não estão, o aparelho é forçado a gastar mais energia, o que aumenta os custos.
Com essas pequenas atitudes, você vai ganhar economia energia e água no seu salão de beleza.
Comentarios