O outono chegou! É hora de tirar a roupa de frio do armário, separar o edredom e usar sapatos fechados para encarar as baixas temperaturas. E não é só a pele que precisa de cuidado com a chegada das estações frias. A queda de temperatura, a baixa umidade e o vento também causam estragos no cabelo.
Uma das queixas mais comuns da estação é o aumento na queda capilar. Os fios começam a ficar no ralo no banheiro ou na escova e isso deixa muita gente preocupada. Será que o outono realmente tem alguma coisa a ver com isso ou tudo não passa de uma grande coincidência?
Quem pensa que a estação aumenta a queda dos fios tem razão. Se no verão é considerado normal perder cerca de 70 fios por dia, durante o outono o número chega a mais de 100. A culpa é da mudança brusca de temperatura, mas não há motivo para preocupação.
As células do folículo piloso que ficam no couro cabeludo são muito sensíveis às mudanças de clima. Se o calor do verão estimula as fases de nascimento e crescimento do bulbo capilar, a redução da exposição à luz solar causada pelos dias nublados e frios muda os fios da fase de crescimento para a fase de queda.
O frio também demanda um maior esforço do organismo para equilibrar a temperatura corporal, aumentando a produção de sebo no couro cabeludo e, consequentemente, os níveis de oleosidade, outra vilã da queda capilar.
O que fazer para reverter a queda capilar?
Algumas dicas simples, novos hábitos e bons produtos podem reduzir a queda dos fios durante o outono. Confira 4 dicas que vão fazer seu cabelo passar pelo outono lindo, macio, brilhante e sem frizz!
- Manter o couro cabeludo limpo
Quem nunca acordou em um dia frio com vontade de lavar o cabelo e desistiu quando chegou no banheiro? É compreensível, mas a regularidade nas lavagens ajuda a manter o couro cabeludo limpo e livre da oleosidade. O ideal é ter equilíbrio: não lavar demais e gerar um efeito rebote (o couro cabeludo produz ainda mais sebo) nem lavar de menos e correr o risco de bloquear o folículo piloso, prejudicando o crescimento capilar.
- Evite lavar o cabelo com água quente
Tomar banho frio no outono é pedir demais para algumas pessoas, por isso, separamos uma dica que une o útil ao agradável. Ao começar o banho, lave o cabelo com água morna e, quando acabar, aumente a temperatura da água e evite o contato da água com o cabelo. Isso vai reduzir os danos capilares.
- Cuidado com o secador e a chapinha
O calor excessivo das ferramentas de calor, como secador e chapinha, danifica a fibra capilar, deixando os fios ressecados e quebradiços. É importante usar protetor térmico e evitar proximidade excessiva do calor das ferramentas com o couro cabeludo. O ar muito quente estimula a produção de sebo e intensifica a produção de sebo, aumentando a oleosidade. Mantenha pelo menos 25 cm de distância entre o secador e a cabeça.
- Faça hidratação
A queda não é o único problema capilar que atinge os fios no outono. As baixas temperaturas causam ressecamento, perda do viço e do brilho, aumento do frizz e volume excessivo. Por isso, é importante ter uma rotina de hidratação por semana ou a cada 15 dias. A hidratação ajuda a reter a umidade nos fios, prolongando o efeito do tratamento. Se puder fazer o cronograma capilar, melhor ainda!
Comentarios