Vender não é apenas anunciar um produto e aguardar o cliente de braços cruzados na porta. Fazer isso em um mundo com tantas opções sendo atiradas no colo do seu público-alvo é assinar o atestado de óbito da sua empresa. Para se diferenciar da concorrência e conquistar seu lugar ao sol, é essencial investir em marketing.
O marketing é responsável por identificar e conhecer melhor o cliente, criar estratégias de promoção do produto, fornecer as informações necessárias para a venda e garantir um relacionamento construtivo no pós-venda, o que vai manter o cliente disposto a comprar mais vezes e até se tornar um defensor da marca.
Não são poucos os casos de marcas que viraram sinônimos de produtos. Quando falamos em chinelos de borracha, você lembra de qual marca? Havaianas. Se precisa procurar uma informação na internet usa qual buscador? Google! Precisou de um aplicativo de carro? Uber!
O mesmo ocorre com outras empresas que passaram a ser “confundidas” com o produto, como Gillette (lâmina de barbear), Miojo (macarrão instantâneo), Durex (fita adesiva), Band-aid (curativo), Chiclete (goma de mascar), Maizena (Amido de Milho), Pó Royal (Fermento Químico em Pó), Caldo Knorr (Caldo de Galinha em Cubos) e tantos outros exemplos.
E o que explica isso?
Ações sólidas, constantes e criativas de marketing e comunicação. Com estratégias eficazes, o marketing pode alcançar seus clientes em potencial, despertar interesse e motivar a compra. Ele aproveita as oportunidades existentes no mercado para preencher lacunas e tornar sua distribuidora relevante e procurada por todos.
Ter uma distribuidora pequena ou que está começando agora não é desculpa para abrir mão de uma ferramenta tão útil para expandir seu negócio e seu faturamento. Com o tempo e à medida que sua empresa cresce, você conseguirá o retorno do investimento em comunicação.
Confira 4 dicas de marketing para incluir na sua empresa:
#1 Crie um site
Ter um site representa mais um canal de vendas e mais chances de lucro no mercado digital. Ele facilita a conexão entre o cliente e a sua distribuidora, atuando como uma vitrine virtual e atraindo clientes em potencial. Ele ainda pode ser integrado a ferramentas de e-commerce para a realização de vendas online e hospedar um blog com notícias que vão gerar conteúdo relevante e informativo para posicionar sua marca como autoridade em seu setor.
#2 Aposte nas redes sociais
Use as redes sociais para divulgar seus produtos e se relacionar com os clientes. Crie perfil de sua empresa no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube Pinterest e Twitter (se fizer sentido para o seu negócio).
As redes sociais permitem que você se conecte com clientes em potencial, clientes atuais e até mesmo parceiros de negócios. Elas oferecem ferramentas de segmentação que direcionam seu conteúdo para grupos definidos conforme os interesses, dados demográficos e comportamento online. Além disso, ajudam a fortalecer o relacionamento entre marca e cliente. E tudo isso com um custo/benefício que vale a pena.
#3 Participe de workshops e palestras
O mercado da beleza é muito dinâmico e sempre há uma nova técnica para aprimorar o desempenho de qualquer profissional. Participar de workshops, palestras e demonstrações ao vivo pode ser uma experiência altamente enriquecedora tanto para o desenvolvimento profissional quanto pessoal, portanto, marque presença neles para aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
Durante esses eventos, você tem a oportunidade de aprender e interagir com profissionais renomados do setor, valorizando o seu currículo e adquirindo mais conhecimento. Além disso, é uma oportunidade de se manter atualizado, criar conexões e conhecer novos temas que podem fazer a diferença no seu negócio.
#4 Firme boas parcerias
Além de participar, você pode oferecer oficinas, workshops e treinamentos para apresentar seus produtos, demonstrar a qualidade, gerar confiança e atrair clientes em potencial. Para isso, pode ser essencial unir forças com parceiros estratégicos, como cabeleireiros e influenciadores digitais.
Como estabelecer uma parceria de sucesso?
- Tenha clareza sobre o que você espera alcançar com a parceria
- Escolha o parceiro certo
- Estabeleça um acordo sobre responsabilidades, expectativas e benefícios
- Mantenha uma comunicação aberta e transparente com seu parceiro para garantir o alinhamento das expectativas
- Cultive o Relacionamento
Comentarios