Hoje em dia, as mulheres estão inovando e apostando em novas cores, tendências e estilos para que os cabelos reflitam a sua personalidade. Não por acaso, a colorimetria é um dos procedimentos mais realizados nos salões de beleza.
Apesar de ser muito popular, o uso constante de tinturas pode enfraquecer os cabelos, tornando-os mais propensos à quebra e à perda de hidratação, além de afetar o couro cabeludo, causando irritação e ressecamento. E quando a mulher quer ter fios coloridos e alisados ao mesmo tempo?
O excesso de químicas no cabelo, seja por coloração, alisamentos, descolorações ou outros processos, pode causar sérios danos aos fios e ao couro cabeludo. A cutícula do cabelo, que é a camada protetora externa, pode ser danificada, fazendo com que os fios fiquem ásperos, opacos e sem vida.
Por sua vez, o couro cabeludo pode desenvolver irritações, coceiras e até mesmo queda de cabelo. Para evitar esses danos, é fundamental espaçar o uso de químicas, investir em hidratação profunda e reconstrução capilar e optar por produtos menos agressivos.
E qual é o momento certo de alisar os fios após a coloração?
O primeiro passo é fazer uma avaliação capilar. O cabeleireiro analisa a estrutura do fio, do couro cabeludo e da saúde geral dos fios. Antes de iniciar um procedimento químico, é fundamental avaliar se o cabelo suporta o novo procedimento a fim de prevenir danos irreversíveis. Cada cabelo tem características e condições diferentes e os efeitos dos produtos químicos podem variar dependendo dessas condições.
A avaliação ajuda a identificar fatores como:
- Porosidade: Esse tipo de cabelo já está enfraquecido e tende a absorver mais produtos e ficar mais suscetível ainda a danos, como ressecamento e quebra.
- Elasticidade: Fios mais fracos e elásticos são mais suscetíveis a quebras e cortes químicos.
- Resistência: Fios submetidos a outros processos químicos podem ficar mais frágeis e quebrar durante outro procedimento.
- Textura e densidade: A espessura e a quantidade de fios também impactam no resultado do procedimento.
Ao identificar a condição do cabelo, o profissional pode sugerir o melhor tipo de tratamento preparatório (hidratação, nutrição ou reconstrução) antes de aplicar a química.
Quando a avaliação é feita corretamente, o alisamento é concluído sem problemas e com menos riscos de danificar a estrutura capilar. Após o processo, o ideal para manter os fios bonitos e saudáveis é fazer um cronograma capilar, que vai fornecer os nutrientes perdidos durante o alisamento.
A melhor opção é garantir a saúde dos fios com o tratamento correto
A Kione Cosmetic conta com mix completo e opções para quem quer colorir, alisar ou recuperar os fios quimicamente tratados. Se os fios precisam de tratamento, você pode indicar para suas clientes a Linha Nutritiva, a Linha Reconstrutora e a Linha Hydra.
A Linha Nutritiva fornece um tratamento intensivo, repondo nutrientes essenciais aos fios e restaurando a saúde, o brilho, a maciez e a vitalidade do cabelo. Ela é composta por shampoo, condicionador, máscara, leave-in e ampola.
A Linha Reconstrutora é essencial para os cabelos quimicamente tratados. Ela age profundamente na fibra capilar, devolvendo proteínas e outros nutrientes que são afetados durante a descoloração ou alteração na textura do fio. Ela promove regeneração e reposição intensa da massa capilar, doando corpo, força e resistência aos fios.
A Linha Hydra, como o próprio nome indica, confere hidratação, suavidade e emoliência, restaurando os fios danificados. Ela repõe lipídios e possui ação emoliente, melhorando a textura e a flexibilidade dos cabelos, proporcionando uma sensação de maciez e suavidade.
Comentarios